O risco de comprar creatina falsa é uma preocupação cada vez mais entre os adeptos do mundo fitness. No ano passado, a Abenutri – Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – reprovou 18 marcas de creatina. Entre essas marcas, dez não continham nenhuma grama de creatina no produto. Mas será que tem como saber se você foi passado para trás?
Ao Tudo Gostoso, a educadora física Raque Quartiero ensinou um teste simples que você pode fazer em casa para descobrir se a sua creatina é ou não verdadeira. Basta dissolver uma colher do pó em um copo de água e observar. A creatina verdade não se dissolve completamente. Parte afunda e se deposita no fundo do copo. A creatina falsa normalmente se dissolve bem, deixando a água bem turva.
É perigoso consumir creatina falsificada?
Em entrevista para a CNN Brasil, Lorena Lima Amato, endocrinologista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), explicou que os riscos do produto adulterado vão depender de qual substância está sendo adicionada. “Por exemplo, se foi adicionada dextrose ou algum outro tipo de carboidrato, pode aumentar a glicemia em pessoas com diabetes e em idosos. Se for cafeína, pode aumentar a frequência cardíaca…”, exemplificou a especialista.
Também existe o perigo do consumidor ter algum tipo de alergia, principalmente por não saber quais produtos estão na composição da creatina adulterada.
A endocrinologista alertou: “a creatina é um produto que não é para trazer efeitos colaterais no seu consumo, como náusea, diarreia, palpitação, irritabilidade, insônia, gases ou qualquer outra alteração gastrointestinal. O consumo da creatina pura não é para trazer nenhum desses sintomas”.