Os gatos ficaram ainda mais populares nos últimos anos, sendo animais domésticos considerados “fáceis” de cuidar, diante de suas personalidades curiosas. Apesar de terem atitudes mais independentes, os bichanos são próximos aos seus tutores e gostam de ter uma rotina tranquila. Conforme estudos publicados, esses bichinhos fofos possuem outras qualidade e podem oferecer aos seres humanos inúmeros benefícios que esses felinos charmosos trazem para a nossa saúde física e mental.
De acordo com alguns artigos, os gatos podem causar efeito calmante no cérebro e essa ação foi comprovada cientificamente. Quando acariciamos um bichano e ouvimos ele ronronar, esse efeito reduz os níveis de estresse e ansiedade. Um estudo publicado no Journal of Vascular and Interventional Neurology fez uma constatação interessante ao revelar que tutores de gatos têm um menor risco de morrer por doenças cardiovasculares, incluindo derrame.
Outros benefícios para ter um gato de estimação
Gatos são ótimos companheiros, especialmente para pessoas que vivem sozinhas ou se sentem isoladas. Eles oferecem apoio emocional e ajudam a reduzir a sensação de solidão, até mesmo aqueles que gostam de ter seu espaço e serem mais distantes de outros humanos. Conforme se sentem confortáveis e seguros, tendem a ser ótimos parceiros.
Conforme a ciência avançou com estudos sobre os benefícios de conviver com gatos, esses animais estão cada vez mais sendo utilizados em terapias assistidas para auxiliar pessoas com deficiências, crianças com autismo e idosos em casas de repouso, proporcionando conforto emocional e estimulação sensorial. Inclusive, a interação com gatos pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais, como comunicação e empatia.