No ano passado, aconteceu a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, o CNU, apelidado de “Enem dos concursos”. E temos mais uma edição este ano com algumas novidades.
Segundo o Direção Concursos, uma das novidades da edição de 2025 do CNU é que, dessa vez, teremos um edital unificado para todos os blocos temáticos. A primeira edição teve oito documentos separados. A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, explicou que a mudança foi para “uniformizar as regras” e deixar tudo mais claro para os candidatos.
Outra mudança é o fim do sistema de bolinhas para o preenchimento dos cartões de resposta, que recebeu muitas críticas dos candidatos no ano passado. Em 2025, os cartões terão um código de barras que identifica automaticamente o candidato. “Não será o nome ou número de inscrição, mas a máquina conseguirá ler e garantir que aquela prova pertence àquela pessoa”, explicou Dweck, segundo o Correio Braziliense.
O CNU 2025 também vai oferecer mais dois novos cargos: Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, em 750 vagas cada.
Quando acontece o CNU 2025?
Até o momento, temos poucas informações confirmadas sobre datas de inscrição e da prova. O edital ainda não foi publicado, mas a previsão é que ele seja lançado ainda na primeira quinzena de abril. Segundo a ministra Esther Dweck, as provas devem ser aplicadas no segundo semestre, em outubro.
O primeiro Concurso Público Nacional Unificado, que aconteceu em 2024, ofereceu mais de 6,6 mil vagas, tanto de nível médio quanto superior, em 21 órgãos federais. O concurso foi realizado em 220 cidades ao redor do Brasil e reuniu mais de 970 mil candidatos.