O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que vai contratar 9.580 funcionários temporários. As vagas são para nível médio e estão divididas entre as funções de Agente de Pesquisa e Mapeamento e Superior de Coleta e Qualidade. Na última terça (15), o Instituto publicou uma chamada para organizadoras interessadas em trabalhar nos processos seletivos.
As vagas são divididas em:
- 8.480 vagas para Agentes de Pesquisas e Mapeamento (APM);
- 1.100 vagas para Supervisores de Coleta e Qualidade (SCQ).
Os agentes são responsáveis por ir às ruas e aplicar as pesquisas do Instituto ao vivo ou por telefone e registrar os dados coletados. Os supervisores gerenciam as equipes na logística e performance, acompanhando e prestando suporte aos agentes. Em 2023, a entidade promoveu um concurso para as mesmas vagas. Para as vagas de supervisores, os candidatos precisavam ter uma Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, no mínimo categoria B.
Ainda não sabemos qual banca vai organizar o concurso, mas o documento divulgado pelo IBGE já revela que o processo seletiva vai contar com uma prova objetiva, com 60 questões do tipo múltipla escolha.
O que caiu no último concurso do IBGE?
Segundo o g1, o processo realizado em 2023 foi para as mesmas duas funções, com cerca de 7,5 mil vagas temporárias. As provas foram divididas nos seguintes conteúdos:
Agente de pesquisas e mapeamento
- Língua Portuguesa (20);
- Matemática e Raciocínio Lógico (15);
- Ética no Serviço Público (5);
- Geografia (20).
Supervisor de coleta e qualidade
- Língua Portuguesa (14);
- Matemática e Raciocínio Lógico (8);
- Ética no Serviço Público (5);
- Noções de Informática (5);
- Noções de Administração e Situações Gerenciais (14);
- Geografia (14).