Desde o começo do ano, o consumidor brasileiro percebeu que a ida ao mercado ficou mais cara, diante da alta nos preços de alguns alimentos básicos que fazem parte do dia a dia do brasileiro. As projeções não são positivas para alguns itens, especialmente no hortifruti, conforme revelam os dados de inflação publicados no dia 11 de fevereiro.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o grupo Alimentos e Bebidas acumulou alta de 7,25% em 12 meses, o maior das categorias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por causa disso, algumas frutas específicas ficaram mais caras, algo bem diferente do que o consumidor estava acostumado há alguns meses atrás.
“ ”Confira abaixo 4 alimentos que vão ficar mais caros no Brasil
Segundo os dados revelados, o abacate é uma das frutas que lideram a lista de aumentos, ficando 68,77% mais caros. Logo atrás, vem a tangerina, que também pode ser também conhecida como mexerica ou bergamota em algumas regiões, que apresentou uma elevação de 68,56%.
Em terceiro lugar está a laranja lima, uma das frutas mais consumidas no país que teve um aumento significativo de 59,56%. Saindo do setor de frutas, o café também é um dos produtos de consumo que chamam a atenção sobre a elevação dos preços, por ter tido um aumento de 50% no mesmo período.
Um dos principais motivos dessa alta inflação é que o Brasil tem enfrentado eventos climáticos extremos, como secas e geadas, que afetam a produção agrícola e pecuária, levando à redução da oferta e ao aumento dos preços.