Para celebrar seu aniversário de 100 aninhos, O Globo reuniu mais de 100 cineastas brasileiros para criar uma lista dos melhores filmes nacionais do século XXI. Nós separamos os dez primeiros colocados e em qual streaming você pode encontrá-los.
Os dez melhores filmes nacionais do século XXI
10. “Bicho de sete cabeças” (2000)
Neto é um jovem de classe média com um péssimo relacionamento com o pai. Depois que ele é pego pelo pai fumando maconha, Neto é internado à força em um manicômio, onde enfrenta condições horríveis de tratamento.
Onde assistir: Netflix.
9. “Marte um” (2022)
Caçula da família Martins, Deivinho sonha em ser astrofísico, mas o pai quer que ele seja jogador de futebol.
Onde assistir: Globoplay, Prime Video (Telecine).
8. “Cinema, aspirinas e urubus” (2005)
Ambientado em 1942, o filme acompanha um alemão fugitivo da guerra e um brasileiro fugindo da seca que passam de vilarejo em vilarejo exibindo filmes e vendendo aspirina.
Onde assistir: Prime Video (Reserva Imovision).
7. “Jogo de cena” (2007)
“Neste documentário que mistura vida real e dramaturgia, várias mulheres respondem a um anúncio de jornal e contam suas histórias de vida” (sinopse da Netflix).
Onde assistir: Globoplay e Netflix.
6. “Madame Satã” (2002)
O longa conta a história da vida de “Madame Satã”, que se tornou uma figuras mais icônicas da boemia do Rio de Janeiro no século XX.
Onde assistir: Globoplay
5. “Edifício Master” (2002)
O documentário mostra as vidas dos mais de 500 moradores do Edifício Master em Copacabana, Rio de Janeiro.
Onde assistir: Globoplay, Netflix e Prime Video (Telecine).
4. “Que horas ela volta?” (2015)
Val trabalha há 13 anos como babá de uma família de classe alta de São Paulo, mas a vida da casa é transformada pela chegada da sua filha, Jéssica, que vai prestar o vestibular, e desafia a forma como a mãe vive e é tratada naquela casa.
Onde assistir: Globoplay, Netflix e Prime Video (Telecine).
3. “O som ao redor” (2012)
“Um singular grupo de vizinhos endinheirados contrata uma empresa de segurança privada para proteger o edifício, mas os vigias só pioram o problema” (sinopse da Netflix).
Onde assistir: Netflix e Prime Video (Telecine).
2. “Ainda Estou Aqui” (2024)
Ambientado em 1971, no auge da repressão da ditadura militar, Eunice Paiva vê a vida da sua família ser transformada quando seu marido é levado pelos militares.
Onde assistir: Globoplay.
1. “Cidade de Deus” (2002)
O filme retrata o crescimento de uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus, através da vida de dois jovens que segue caminhos muito diferentes: Buscapé e Dadinho.
Onde assistir: Globoplay, Netflix, HBO Max e Paramount+.