A Restituição do Imposto de Renda 2025 é paga em cinco lotes. O primeiro foi pago no dia 30 de maio e o segundo na última segunda-feira (30/06). Os próximos serão pagos no dia 31 de julho e 29 de agosto. O quinto e último será pago no dia 30 de setembro.
O segundo lote da restituição, liberado ontem (30), pagou cerca de R$ 11 bilhões para mais de seis milhões de brasileiros.
A divisão em lotes não significa que a sua restituição vá ser parcelada. Essa divisão é feita para pagar os grupos prioritários antes. Os valores são pagos através da conta bancária que você informou na sua declaração.
A restituição do Imposto de Renda é paga para contribuintes que, por algum motivo, pagaram mais impostos do que o necessário no ano anterior. Nesses casos, o valor “extra” é devolvido nessa restituição.
Como saber quando eu recebo a restituição do Imposto de Renda?
Você pode fazer essa consultar lá na página da Receita Federal. Informe o seu CPF e a sua data de nascimento e você vai encontrar mais informações sobre a restituição. Se aparecer a mensagem “Em fila para restituição”, você deve receber nos próximos lotes.
Vale lembrar que, se a sua declaração do Imposto de Renda tiver caído na malha fina, você não recebe o valor. Nesse caso, aparece a mensagem “Com pendências” lá na consulta.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?
Segundo o Gov.br, esse são os grupos priorizados:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência ou doença grave;
- Profissionais do magistério;
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou que escolheram receber a restituição via Pix.