Nesta segunda-feira (26), abriram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. E atenção para os candidatos diabéticos: no ato da inscrição, você pode informar que tem diabetes e solicitar um atendimento especializado na hora da prova. No caso dos diabéticos, esse atendimento é a presença de um aparelho específico para aferição de glicemia no local, que deve ser vistoriado pelo coordenador de local.
Na inscrição, é necessário apresentar um documento que comprove sua condição, como um atestado médico.
Outros candidatos do Enem que podem solicitar atendimento especializado no dia da prova são pessoas com: “baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica”, explica o edital.
As solicitações são feitas na inscrição, que está aberta entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O resultado da solicitação sai no dia 13 de junho. Entre 16 e 20 de junho, você pode entrar com recurso e o resultado final sai no dia 27 de junho.
Estudante diabético foi expulso do Enem 2024
No ano passado, um aluno de 17 anos foi retirado da sala onde ele estava realizando o Enem depois do alarme do sensor que controla sua glicemia disparar durante o exame. Isso aconteceu em Sobradinho, no Rio Grande do Sul, e gerou polêmica nas redes sociais. Afinal, a condição de saúde do estudante já tinha sido informada no ato da inscrição.
“Durante a aplicação do exame, o sensor que controla a glicemia do garoto enviou um alerta para o celular, que disparou, apesar de estar desligado e em posse do fiscal”, conta matéria da UOL. Ele foi expulso da sala por causa da proibição do “uso de eletrônicos”. Em nota ao UOL, o Inep, responsável pela organização da prova, informou que “permitiu o uso de dispositivo eletrônico de aferição de glicose para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que informaram ter diabetes no ato da inscrição.”