Boa notícia para os motoristas do estado de São Paulo! Uma lei do estado concede isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para veículos híbridos. A isenção é especificamente para veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico ou motor a combustão flex movido a etanol. A medida ainda prioriza veículos e tecnologias desenvolvidos no estado de São Paulo.
Segundo o secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, a medida, aprovada no ano passado, tem dois objetivos principais. O primeiro é incentivar a escolha por veículos movidos a fontes de energia alternativas e mais sustentáveis, reduzindo a emissão de poluentes resultado da queima de combustíveis fósseis. O segundo é estimular o investimento na produção de veículos de energia limpa no estado paulista.
São Paulo não é o único estado com isenção de IPVA
Outros estados também contam com descontos ou até isenção total no imposto para veículos elétricos ou híbridos, confira:
- Alagoas: isenção;
- Amapá: isenção;
- Amazonas: desconto;
- Bahia: desconto apenas para veículos elétricos;
- Distrito Federal: isenção;
- Maranhão: isenção para elétricos e desconto para os híbridos;
- Mato Grosso do Sul: desconto;
- Minas Gerais: isenção;
- Pernambuco: isenção para veículos elétricos;
- Piauí: desconto para elétricos;
- Rio de Janeiro: desconto para elétricos;
- Rio Grande do Sul: isenção para elétricos.
IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo anula pago por proprietários de automóveis de passeio ou utilitários, motocicletas, ônibus, caminhonetes, caminhões, aeronaves e embarcações. É um imposto de competência estadual, então cada estado do Brasil tem leis próprias para regulamentar o IPVA.