Apaixonados por sorvete precisam colocar a cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, no seu roteiro de viagens. O motivo? Lá, você vai encontrar o melhor sorvete do Brasil, de acordo com o concurso nacional da Gelato Festival World Masters. Criado pelo chef sorveteiro Guilherme Geraldini, de 24 anos, o sorvete ficou com o primeiro lugar no concurso e vai representar o Brasil na reta final da competição mundial, marcada para acontecer na Itália, no ano que vem.
O sorvete em questão é do sabor Appia e é feito com um ingrediente um tanto quanto excêntrico: a cerveja de mel da Colorado, marca da cidade paulista. A ideia do sabor surgiu em 2022, quando Guilherme estava desenvolvendo um sabor alcoólico para o Dia dos Pais. Inclusive, a sugestão de usar a cerveja Appia veio dos pais do chef.
“Acredito que o sabor representa uma boa lembrança de uma memória afetiva da minha cidade natal. Não haveria homenagem melhor para a cidade do chope do que levar esse troféu com uma cerveja produzida em Ribeirão Preto”, declarou o sorveteiro em entrevista ao acidade on.

Guilherme vai enfrentar os melhores sorveteiros de várias partes do mundo na final do torneio
Em 2026, acontece na Itália a final do Gelato Festival World Masters, o maior torneio de sorvetes artesanais do mundo. Cada edição acontece ao longo de quatro anos e, na final, eles disputam o posto de melhor sorvete gelato do planeta sob os olhares criteriosos de jurados internacionais e mestres gelateiri.
Ao acidade on, Guilherme afirmou que eles sabem que a competição será difícil, mas que eles vão dar o seu melhor na Itália. “Vamos com o coração ribeirão-pretano e 110% de dedicação para representar o Brasil”, declarou.