Você é aquela pessoa que não sabe nadar e que sempre fica fora da água por medo de se afogar? Então você tem que conhecer essa região do Brasil, que conta com uma atração em que você pode nadar sem preocupações, porque é literalmente impossível afundar. Estamos falando dos fervedouros do Jalapão, no estado do Tocantins.

O que são os fervedouros do Jalapão e por que você não consegue afundar neles?
Os fervedouros são fenômenos naturais, nascentes de águas cristalinas e normalmente mornas. De acordo com o site Vivalá, eles são formados por aquíferos subterrâneos, que empurram a água para a superfície por meio de pequenos furos no solo. Essa pressão é o que faz com que as pessoas não consigam afundar nos fervedouros, apesar de cada uma possuir suas próprias características, a depender do tamanho e intensidade da correnteza.
Fenômenos semelhantes podem ser encontrados fora do Brasil, como na Islândia e na Nova Zelândia, mas a combinação específica de fatores na região do Jalapão tornam os fervedouros brasileiros uma experiência singular.
Confira alguns dos melhores fervedouros para visitar na região, de acordo com o site de turismo Em Algum Lugar do Mundo:
- Fervedouro dos Buritis;
- Fervedouro Rio Sono;
- Fervedouro do Ceiça;
- Fervedouro do Buritizinho;
- Fervedouro Encontro das Águas;
- Fervedouro das Macaúbas;
- Fervedouro Bela Vista;
- Fervedouro Alecrim;
- Fervedouro da Korubo.
Algumas coisas a saber antes de visitar os fervedouros do Jalapão
- Normalmente, para entrar nos fervedouros você tem que pagar uma taxa entre R$ 10 e $R 25 por pessoa;
- Os fervedouros recebem poucas pessoas por vez e os banhos duram cerca de 20 minutos;
- Não use protetor solar ou repelentes para entrar na água, já que eles podem contaminar a água.