Quando falamos de “Europa brasileira”, normalmente a nossa cabeça vai para cidades do Sul, com os remanescentes de arquitetura alemã, mas não é sobre o que vamos falar nesse texto. Estamos falando do bairro Recreio Internacional, lá em Suzano, São Paulo.
No bairro, as ruas são denominadas com nomes de países, o que, como lembra o g1, gera muitas brincadeiras entre os moradores na época da Copa do Mundo. São ruas como Guatemala, Noruega, Uruguai, Venezuela, Canadá, entre outras. A principal via da região, a Avenida Brasil, conta com um campinho de futebol improvisado onde a comunidade se encontra na época do evento esportivo. “A gente reúne os moradores da Rua Canadá com a Rua Inglaterra e fica divertido”, contou o morador Marcelo Azevedo ao g1.
Porém, os moradores do bairro sofrem com a falta de serviços básicos, como luz e água encanada, além de infraestrutura, como asfaltos e calçadas. “A gente reclama para a Prefeitura e não faz nada. Vamos ver agora se as Nações Unidas, na época da Copa, arrumam a nossa rua e o nosso bairro”, comentou Vera Lúcia de Souza Bispo, moradora da Rua Nações Unidas, em entrevista ao g1.
Na época, a Prefeitura de Suzano informou ao g1 que o bairro está no cronograma de ações da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e que eles vão tomar as previdências necessárias quanto às redes de abastecimento de água e à iluminação pública. A prefeitura ainda explicou que, como o bairro fica em uma área de preservação, existem restrições ambientais para a implantação do asfalto no local.