A Estrada de Ferro Carajás (EF-315), operada pela Vale, é uma das maiores e mais impressionantes ferrovias do Brasil — e do mundo. Com 892 quilômetros de extensão, ela conecta Parauapebas (PA) a São Luís (MA), transportando tanto passageiros quanto alguns dos maiores trens de carga do planeta, que chegam a 330 vagões e quase 4 km de comprimento.
Além de estratégica para o escoamento da produção mineral brasileira, a EF-315 também cumpre importante papel social, sendo a principal via de acesso para diversas comunidades do interior do Maranhão e do Pará.
Desde que começou a operar o Trem de Passageiros, em 1986, a EFC já transportou milhões de pessoas. Só em 2024, foram 423 mil passageiros — número recorde e 28% maior que o registrado antes da pandemia, em 2019.
A viagem cobre 27 municípios e conta com 15 paradas oficiais, sendo a mais longa do Brasil em linha regular. O percurso completo leva cerca de 16 horas e se tornou a forma mais segura e econômica de deslocamento entre as duas regiões.
Entre os principais atrativos estão:
- Tarifas até 50% mais baratas que as passagens rodoviárias;
- Maior segurança em comparação com o transporte por estrada;
- Menor impacto ambiental, já que o trem emite menos CO₂ por passageiro e alivia o tráfego rodoviário.
Trens de carga entre os maiores do mundo
Além do transporte humano, a EFC é peça-chave para a logística nacional. Por ela passam cerca de 60 trens de carga por dia, que transportam minério de ferro, grãos, combustíveis e outros produtos.
O destaque vai para os trens de minério, que atingem até 330 vagões, com quase 4 km de comprimento — o que coloca a ferrovia entre as maiores em operação contínua no mundo.
Em 2024, foram 177 milhões de toneladas de minério transportadas da Serra dos Carajás ao Porto de Ponta da Madeira, um dos terminais privados mais importantes do Brasil.
Futuro: trens diários e modernização
Como parte de um acordo com o Governo Federal firmado em 2020, a partir de 2027 o trem de passageiros terá frequência diária nos dois sentidos. Atualmente, os trens circulam em dias alternados:
- De São Luís para Parauapebas: segundas, quintas e sábados
- De Parauapebas para São Luís: terças, sextas e domingos
- Quarta-feira: manutenção técnica
A Vale também vem investindo fortemente na modernização da ferrovia, com bilhões de reais aplicados na duplicação da linha e na construção de novos ramais, como o de 101 km até a mina S11D, uma das mais modernas do mundo.