Depois de videoconferência entre Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, nesta quinta-feira (16), o ministro das Relações Exteriores do nosso país, Mauro Vieira, vai se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O tema do encontro é o “tarifaço” de Trump, as tarifas de 50% que o presidente norte-americano impôs sobre produtos brasileiros deste agosto.
A reunião vai acontecer em Washington, às 15h no horário de Brasília, e foi confirmada pelo presidente Lula em um evento no Rio de Janeiro ontem (15).
Quem é Marco Rubio, escolhido por Trump para negociar com o Brasil?
Filho de imigrantes cubanos, Marco Rubio é atualmente chefe da diplomacia americana, a pessoa de origem latino-americana com o cargo mais importante no governo dos EUA na história. De acordo com a BBC, Rubio é considerado parte da ala ideológica do governo Trump, sendo conhecido por uma política linha-dura contra países considerados “inimigos” dos EUA, como China e Venezuela.
O secretaria de Estado de Trump foi um dos principais defensores das sanções impostas por Trump, não apenas as tarifas econômicas, mas também as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Alexandre de Moraes, contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e contra outras autoridades brasileiros. Ele também já fez críticas ao presidente Lula.
Segundo a BBC, Trump ter escolhido justamente Rubio para negociar com o Brasil é vista como um tanto quanto delicada para nós. “Por outro lado, a fonte diz que, para o governo brasileiro, é melhor ter um negociador diretamente ligado ao presidente e com o seu aval a ter que negociar com alguém sem interlocução direta com o Trump”, afirma a BBC.