Não, não estamos falando de uma cidade brasileira com pirâmides e múmias para quem sonha em visitar o Egito, mas está precisando de uma opção mais em conta para conhecer. Na verdade, estamos falando de um “Egito brasileiro” de forma bem mais simples, por uma semelhança apenas de nome. Lá em Pernambuco, está a cidade de São José do Egito.
A cerca de 404 quilômetros do Recife, capital do estado, São José do Egito tem uma população estimada em 34 mil habitantes, de acordo com dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O que fazer em São José do Egito?
A cidade é popularmente conhecida como Berço da Poesia e tem vários poetas repentistas e cantadores como filhos da terra, como Lourival Batista, Jó Patriota, Dimas Batista, Ivanderlan Siqueira e Otacílio Batista (Voz do Uiapuru).
O Beco dos Josés, inaugurado há pouquíssimo tempo, é uma homenagem a nomes como Zé Duda, Zé Roque, Zé Baixinho, Zé Leão, Zé Clementino, Zé Salú, Zé Rocha, entre outros. Segundo o Blog do Erbi, esse espaço foi construído para resgatar o valor simbólico do antigo centro comercial e agora ele “passa a eternizar as memórias de quem ajudou a escrever a história de São José do Egito”, afirma o blog.
Para saber mais sobre o que fazer na cidade pernambucana, você pode ir lá no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na antiga Casa Lyra — prédio tradicional do centro da cidade, mais um ponto da cidade que foi inaugurado há pouco tempo. O CAT é um ponto de acolhimento, orientação e informação para visitantes no município.