Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Conheça o fenômeno espacial mais temido pelos cientistas, que pode causar a extinção da humanidade

Por Pedro Silvini
28/08/2025
Em Geral
0
Terra NASA

(Reprodução/Stellar Catalog)

As supernovas estão entre os eventos mais violentos e impressionantes do universo. Essas explosões marcam a morte de estrelas massivas e liberam energia suficiente para ofuscar uma galáxia inteira por semanas. Mas, além do espetáculo cósmico, cientistas alertam: se uma supernova ocorrer perto demais da Terra, as consequências podem ser devastadoras para a vida no planeta.

Uma nova pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society sugere que duas grandes extinções em massa da história da Terra podem estar ligadas a explosões estelares ocorridas a “apenas” 65 anos-luz de distância.

Durante a agonia de uma estrela gigante, a explosão final espalha elementos químicos pesados, fundamentais para a formação de novos planetas e até da própria vida. Mas a mesma força criadora pode se tornar letal.

Segundo a equipe liderada por Alexis Quintana, da Universidade de Alicante, e Nick Wright, da Universidade de Keele, supernovas próximas poderiam ter destruído a camada de ozônio terrestre. Sem essa proteção, radiação ultravioleta em excesso atingiria a superfície, levando a uma cadeia de eventos fatais.

As extinções misteriosas

Os pesquisadores apontam dois momentos críticos:

  • Ordoviciano Tardio (445 milhões de anos atrás) – quando cerca de 85% das espécies marinhas desapareceram;
  • Devoniano Tardio (372 milhões de anos atrás) – marcado pelo colapso de ecossistemas aquáticos e terrestres em formação.

Ambas as extinções ocorreram sem causas totalmente explicadas. A hipótese agora é que uma supernova próxima desencadeou glaciações e desequilíbrios ambientais que culminaram nesses colapsos.

A busca por provas

Ainda não existem evidências diretas de que uma supernova provocou esses eventos. Cientistas defendem a procura por “assinaturas cósmicas”, como o ferro-60, um isótopo raro produzido em supernovas e preservado em rochas sedimentares. Descobertas assim seriam o equivalente ao “irídio” que revelou a queda do asteroide responsável pela extinção dos dinossauros.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Leilão Carro

Essa é a picape com o melhor custo-benefício no Brasil em agosto de 2025

Confira!

Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Receita com abacate e bicarbonato de sódio vira tendência e promete resultado impressionante

16/10/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Carros até R$ 100 mil agora terão isenção total de impostos no Brasil

16/10/2025
praia do cassino maior praia do mundo

Praia brasileira entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book

16/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix