Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Conheça o novo streaming brasileiro que pode superar a Netflix em 2026

Por Pedro Silvini
23/02/2026
Em Geral
0
netflix

(Reprodução/IStock)

O Governo Federal prepara o lançamento de uma nova plataforma de streaming totalmente gratuita voltada ao audiovisual nacional. Batizada de Tela Brasil, a ferramenta está em fase final de testes e deve ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2026.

A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e promete reunir centenas de produções brasileiras em um único ambiente digital.

Segundo o MinC, a proposta é ampliar o acesso da população ao cinema nacional de forma inédita.

“A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais”, afirmou o ministério

O projeto terá investimento total de R$ 4,4 milhões, provenientes do orçamento do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. Desse montante, R$ 570 mil (13%) foram destinados à contratação de obras, incluindo 19 filmes nacionais indicados ao Oscar.

O lançamento oficial deve ocorrer em cerimônia no Palácio do Planalto, ainda sem data definida.

A criação da Tela Brasil acontece em meio à temporada de premiações internacionais, especialmente o Oscar, onde produções brasileiras como O Agente Secreto ganharam destaque. O governo tem aproveitado a visibilidade dessas indicações para reforçar o discurso de valorização da cultura nacional.

Estratégia cultural e calendário político

Além da valorização do cinema brasileiro, o lançamento no primeiro semestre atende a uma estratégia administrativa: concentrar entregas antes do período de restrições impostas pela legislação eleitoral.

Nos últimos meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu sessões privadas de exibição de filmes nacionais no Palácio da Alvorada, iniciativa apelidada de “Cine Alvorada”. Entre os títulos exibidos estão:

  • Ainda Estou Aqui
  • O Agente Secreto
  • A Melhor Mãe do Mundo

As sessões costumam reunir o presidente, a primeira-dama, autoridades e integrantes das produções.

filme ainda estou aqui
(Reprodução/Youtube)

Pode mesmo competir com a Netflix?

Embora a comparação com gigantes como a Netflix seja mais simbólica do que comercial, a proposta da Tela Brasil se diferencia por dois fatores principais:

  • Gratuidade total
  • Catálogo exclusivo de produções brasileiras

Enquanto plataformas internacionais operam por assinatura e priorizam produções globais, a Tela Brasil aposta na valorização do conteúdo nacional e no acesso democrático.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Divulgação/Carrefour

Carrefour surpreende o mundo inteiro e confirma o encerramento de quase 500 unidades neste país

Confira!

Datena e Pablo Marçal

Fim da disputa judicial entre Datena e Pablo Marçal; veja quem venceu

23/02/2026
Foto: Divulgação/Carrefour

Carrefour surpreende o mundo inteiro e confirma o encerramento de quase 500 unidades neste país

23/02/2026
netflix

Conheça o novo streaming brasileiro que pode superar a Netflix em 2026

23/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix