É isso mesmo que você leu. Lá no século 9, nem a morte foi o bastante para o Papa Formoso fugir da Justiça. Líder da Igreja Católica entre 891 e 896, esse pontífice teve seu corpo retirado do sarcófago sete meses depois da sua morte, em 897, e foi levado a julgamento (sim, depois de morto) por ordem do então Papa Estevão VI.
Se a história parece confusa, é porque ela realmente é um pouco.
A história do Papa Formoso
O século 9 foi bastante movimentado parece o Vaticano. Durante esses anos, 22 Papas passaram pelo cargo – em comparação, no século 20 tivemos nove. O motivo de tanta confusão? As lutas por poder na península italiana, com os imperadores carolíngios, protetores da Igreja Católica, sendo constantemente desafiada por dinastias locais.
Em nome da diplomacia, Formoso, na época em que ainda era papa, realizou missões que o levaram, entre outros lugares, à corte carolíngia, o que foi muito mal visto quando ele se mostrou favorável a Arnulfo da Caríntia, rei franco da dinastia imperial carolíngia que queria assumir o trono da Itália.
O Papa João VIII temia que esse rei tirasse a independência de Roma e excomungou Formoso da Igreja. Em 883, o Papa Marinho I retirou essa excomunhão. Alguns anos depois, em 891, Formoso chegou ao posto de papa. Durante seu papado, ele retomou laços diplomáticos com Arnulfo, a quem coroou como imperador.
Alguns meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi desenterrado, vestido com vestes papas e colocado em uma cadeira de julgamento, com direito até a um advogado de defesa e a um diácono para falar em seu nome. “Uma das acusações dizia que sua nomeação como papa era ilegal, já que ele era bispo do Porto na época. A Igreja então assinou a ordem para depor Formoso e o condenou, além de ter revogado todas as suas nomeações”, explica a Revista Galileu. Em resumo: a condenação do Papa foi resultado da caótica situação política da Itália (que ainda nem era Itália) na época.
O corpo do Papa Formoso foi jogado no rio Tibre e os três dedos que usava nas bênçãos e consagrações foram cortados.