O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior, tanto público quanto privado, no Brasil. A prova acontece nos dias 9 e 16 de novembro, mas milhares de estudantes pelo país já estão se preparando. Mas como estudar três anos de conteúdo para uma prova?
A Folha de São Paulo procurou especialistas das instituições Aprova Total, Bernoulli Educação e SAS Educação para descobrir quais os assuntos que mais aparecem no Enem. Com base nas provas aplicadas desde que o modelo atual do Enem foi implementado, lá em 2009, os especialistas afirmam que a prova dá prioridade a conteúdos ligados ao pensamento crítico, cotidiano dos alunos e capacidade interpretativa.
Segundo Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais da SAS Educação, o Enem é menos sobre gravar os conteúdos, e mais sobre demonstrar compreensão de leitura, interpretação e resolução de problemas. A prova também traz discussões atuais dentro de suas questões, então é importante que o estudante se mantenha antenado.
Dentro da prova de Ciências da Natureza, por exemplo, temas como ecologia e meio ambiente estão entre os mais abordados. Na área de Ciências Humanas, questões de história, geografia, sociologia e filosofia pedem que o estudante faça conexões entre “eventos históricos, temas sociais e o contexto contemporâneo”, explica a Folha.
Quantos alunos se inscreveram no Enem 2025?
As inscrições para a prova desse ano encerraram no dia 13 de junho. O Enem 2025 tem cerca de 5,5 milhões de inscritos, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. O ministro comemorou que foi um aumento de mais de 30% em comparação aos inscritos de 2022.