Existem diversas raças de cães no mundo, mas algumas se destacam por terem um grau de inteligência que chama a atenção dos tutores, principalmente quando essas habilidades são potencializadas. Como no caso do Border Collie, uma raça pastoreira que possui a fama mundial de ser a mais inteligente de todas.
Além de ter uma beleza única e ter uma variação de cores, que podem ser entre marrom, preto e branco, é extremamente rápido no aprendizado e adora ter tarefas para realizar. Sua energia e desejo de agradar o tornam um excelente parceiro para atividades e treinamentos.
Confira abaixo outras raças de cães que são inteligentes
Pastor Alemão
Também é uma raça de pastoreio e muito utilizada para serviços, tanto que é um cão de guarda e cachorro policial, diante da sua inteligência em guardar informações para ajudar na proteção ou para varejar o que for necessário. Além dessas qualidades, também se destacam por seu porte oponente e serem muito apegados aos donos e ótimos companheiros, apesar da fama de bravos.
Golden Retriever
Famosos por serem brincalhões e amigáveis, essa raça também é muito inteligente e é capaz de ser altamente treinável, tanto que é frequentemente usado como cão-guia e em terapias. Sua paciência e vontade de agradar facilitam o aprendizado de comandos e truques.
Poodle
Essa raça possui algumas variações, mas todas elas, Standard, Miniatura e Toy, se destacam por serem muito inteligentes. Além de serem ótimos cães de companhia, aprendem comandos com facilidade e se destacam em esportes caninos como agility e obediência.
Doberman Pinscher
Também é um cão oponente que possui orelhas pontudas, tendo como destaque sua inteligência, lealdade e grande capacidade de aprendizado. Por isso, o Doberman é um excelente cão de guarda e um companheiro dedicado à família. Requer um tutor firme e consistente no treinamento para canalizar sua energia e inteligência de forma positiva.
Labrador Retriever
Semelhante ao Golden, o Labrador também é uma raça inteligente e muito simpática, podendo ser adaptado para várias funções, como ser cão-guia. Sua natureza amigável e seu desejo de agradar o tornam um ótimo cão de família e também um excelente cão de serviço.
Pastor de Shetland
Por ter uma semelhança com o Border Collie, também foi apelidado de “Mini Collie”, sendo também muito inteligente, ágil, com a capacidade de aprender comandos com facilidade. São cães leais e apegados à família, além de serem bons em atividades como pastoreio e agility.