Na última quarta-feira (14), o ator Henri Castelli (Caras & Bocas) teve que sair do Big Brother Brasil 26 depois de sofrer dois episódios de convulsão dentro do reality da Globo. O episódio levantou muitas dúvidas sobre essa questão de saúde na internet, principalmente do que fazer quando você presenciar alguém tendo uma convulsão. Nessas horas, é importante lembrar de CALMA. E não estamos falando apenas de tranquilidade. CALMA é um protocolo simples para lidar com esse tipo de situação.

Lembre de CALMA na hora de lidar com uma convulsão:
- C – Conservar a calma;
- A – Afastar objetos que possam machucar;
- L – Lateralizar a cabeça (colocar a pessoa de lado);
- M – Marcar o tempo da crise;
- A – Acionar ajuda médica, se necessário.
Se a convulsão passar dos cinco minutos, é necessário acionar o atendimento de emergência imediatamente.
“O protocolo CALMA foi desenvolvido em conjunto com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) como forma de ressaltar que, no momento da crise, é importante não entrar em pânico e seguir o passo a passo”, explica Juliana Passos, tesoureira da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE).
Um engano comum nesses casos – e que os participantes do BBB inclusive replicaram – é de que se deve segurar a língua da pessoa que está sofrendo uma crise de convulsão. Segundo o jornal O Globo, a liga explica que não se deve colocar objetos ou dedos na boca do paciente, já que existe um risco da pessoa se machucar e te machucar também. Também não se deve tentar imobilizar o paciente, oferecer água, alimentos ou remédios, nem jogar água para “acordar” o indivíduo.




