Se você é um usuário frequente de redes sociais, talvez tenha se deparado com algum post sobre o “coquetel de cortisol” nos últimos dias. Mas o que é essa bebida que promete aumentar a sua energia e reduzir o estresse? E, o mais importante, ela funciona?
O que é o coquetel de cortisol
De acordo com matéria do O Globo, as receitas variam, mas costumam contar com suco de laranja, água de coco, sal e, às vezes, suplementos de potássio ou magnésio. A promessa dessa bebida nas redes é que ele ajudaria a reduzir níveis elevados de cortisol, popularmente conhecido como o “hormônio do estresse”, e ajudaria na “fadiga adrenal”.
Lembrando que o cortisol é produzido pelo próprio corpo e tem papéis essenciais para o funcionamento do nosso organismo, como aumento da glicose para fornecer energia para o corpo, redução da inflamação e regulação do metabolismo. O problema é quando ele está em excesso ou em falta no organismo.
Ele funciona?
Segundo o O Globo, apesar do coquetel contar com algumas vitaminas e minerais essenciais, é “improvável” que ele consiga reduzir de forma significativa os seus níveis de cortisol. Além disso, o coquetel é rico em açúcar e sal, duas substâncias que devem ser evitadas por diabéticos e hipertensos, respectivamente.
“O alto teor de potássio de um coquetel de cortisol também é arriscado para pessoas com doenças cardíacas, diabetes e doenças renais”, continua o jornal.
Como explica a matéria, os benefícios desse coquetel são muito questionáveis e você pode aproveitar melhores os nutrientes da receita, como a vitamina C da laranja e o magnésio, comendo uma laranja e nozes ou sementes.