Os Correios não terão atendimento presencial em todo o país nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval. As agências voltam a funcionar apenas na quarta-feira (18), a partir das 12h.
Embora o Carnaval não seja feriado nacional, a data altera o funcionamento de diversos serviços públicos e privados. Em algumas capitais, como Rio de Janeiro e Manaus, a terça-feira é feriado estadual; em outras, como São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, é considerado ponto facultativo.
Durante o período de fechamento das agências, os clientes poderão recorrer aos canais digitais e telefônicos da empresa. O atendimento virtual é feito por meio da assistente CAROL e está disponível:
- No site oficial dos Correios;
- Pelo WhatsApp: (11) 4003-8210;
- Pelos telefones 4003-8210, 0800-881-8210 e 0800-881-8211 (para pessoas com deficiência auditiva);
- Pelo chat disponível no portal e no Super App da empresa.
Agências que funcionam aos sábados operam normalmente antes do início do período de fechamento.
Bancos e lotéricas também fecham
O impacto do Carnaval atinge também o sistema financeiro. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda (16) e terça-feira (17). O expediente será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h — ou antes, nos locais onde as agências costumam fechar antes das 15h, garantindo pelo menos três horas de atendimento.
Durante esses dias, compensações bancárias, incluindo TED, não serão processadas. O PIX, que funciona 24 horas por dia, seguirá normalmente.
Contas com vencimento nos dias de fechamento poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo. As casas lotéricas acompanham o calendário bancário e também só reabrem na quarta-feira ao meio-dia.
Apesar de segunda e terça-feira serem dias úteis para o comércio, muitos estabelecimentos adotam horários reduzidos, especialmente na terça. Na Quarta-feira de Cinzas, a maioria das lojas costuma abrir a partir do meio-dia.
Shoppings centers geralmente funcionam com horários especiais: praças de alimentação tendem a abrir normalmente, enquanto lojas podem operar em horário facultativo ou reduzido, a depender da cidade.




