Mexendo nas suas redes sociais nos últimos tempos, você já teve a impressão que parece que todo mundo começou a correr? Pois é, o exercício ganhou muita popularidade nos últimos anos*, mas está longe de ser a única opção para quem está querendo emagrecer. E o melhor: você não precisa pagar academia para aderir à prática: estamos falando da caminhada do fazendeiro.
*De acordo com o estudo Por Dentro do Corre, feito pela Olympikus em parceria com a consultoria Box1824, de 2024 para 2025, o Brasil passou de 13 para 15 milhões de corredores de rua. Segundo a VEJA, é como se a cidade de Manaus (AM) inteira tivesse decidido começar a correr.
Caminhada do fazendeiro: um exercício prático e eficiente
A caminhada do fazendeiro (farmer’s walk) parte de uma premissa bastante simples: você vai caminhar (obviamente) só que carregando peso nas mãos e mantendo sua postura e controle do corpo. Como explica o THN1, a inspiração por trás desse exercício é a rotina de muitos trabalhadores rurais, que precisam caminhar levando baldes e ferramentas por longas distâncias.
Em uma corrida, a principal carga está nas suas pernas e no sistema cardiovascular. Já a caminhada do fazendeiro também vai exigir que você trabalhe os braços, ombros, costas e abdômen. Com mais músculos envolvidos, você vai gastar mais calorias, além de melhorar a postura, aumentar a estabilidade do seu tronco e preparando o seu corpo para atividades do dia a dia, como o simples ato de carregar as compras até a sua casa.
Obviamente, apenas a caminhada não é o bastante para emagrecer: você precisa combinar o exercício com uma alimentação mais equilibrada. Afinal, gastar mais calorias do que você consome é o único jeito de perder peso de forma saudável.




