Você provavelmente segue pelo menos uma pessoa nas suas redes sociais que transformou a corrida de um exercício físico em um verdadeiro estilo de vida. O esporte, que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos, exige não apenas um bom condicionamento físico, mas também um esforço mental.
O blog Kai Store Wellness destaca que, enquanto muitos corredores passam horas treinando a resistência e a técnica, que obviamente são importantes, eles muitas vezes acabam deixando a força mental de lado. “Correr é mais do que apenas treinar seus músculos e melhorar sua resistência. Também é um esporte mental, e talvez até mais do que se acreditava antes. A maioria dos corredores valoriza a importância da força mental”, afirma texto do The MIT Press Reader.
A importância da força mental em qualquer esporte, não apenas na corrida
Ao Press Reader, Vana Hutter, especialista em saúde mental de atletas de alta performance, destaca que eles possuem altos níveis de autoconfiança, dedicação e foco, além da capacidade de se concentrarem e de lidarem com pressão. Eles também costumam ter performances acadêmicas e habilidades sociais melhores do que a maioria. De acordo com Hutter, a performance atlética é determinada por uma combinação de corpo e mente.
Ela até exemplifica como questões mentais podem afetar sua performance em qualquer esporte, incluindo a corrida. “Se os seus músculos estão um pouco tensos porque você está nervoso, isso vai ter um efeito na eficiência dos seus movimentos. Você vai precisar de mais energia para conseguir o mesmo tipo de movimento”, explica Vutter.



