Segundo os dados revelados pela Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, alguns estados brasileiros se destacaram sobre o crescimento econômico, que é baseado no PIB (produto interno bruto). De acordo com o levantamento, três estados tiveram uma ascensão importante, sendo eles: Mato Grosso do Sul (4,2%), Rio Grande do Sul (4%) e Mato Grosso (3,7%). Apesar disso, o BB ressaltou que todos os 27 estados brasileiros apresentaram alguma melhora no índice de crescimento, com apenas sete destacando-se abaixo da média nacional de crescimento esperado (de 2%).
Mas, foi a região Centro-Oeste que se destacou no crescimento positivo do PIB e estão encaminhados para serem novamente em 2025, por causa da agricultura e agropecuária. A estimativa é de que haja produções de safra recorde, (com até 322,25 milhões de toneladas), de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), produzidos pelo jornal O Globo.
Mais detalhes sobre o crescimento do PIB em alguns estados do Brasil
As expectativas impressionam, pois no ano passado, o país passou por efeitos mais intensos do El Niño, que alterou o padrão das chuvas e intensificou as secas nas regiões. Mas, espera-se que neste ano a safra tenha recuperação, por causa do novo fenômeno climático que atinge o país. A La Niña eleva as chances de chuvas, mas especialistas alertam que mesmo assim ficará abaixo do comum.
No relatório do BB também foi possível encontrar outros dados relevantes, como o índice de crescimento do Nordeste que está sendo liderado pelo Piauí, com crescimento esperado de 3,1%, apesar da redução no crescimento do PIB agropecuário (de -3,4%).
.