A melatonina é um suplemento alimentar que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos, sendo usado por pessoas que têm dificuldade para dormir. Nos últimos cinco anos, as buscas pelo suplemento tiveram um salto impressionante de 150% no Google. Com isso, também surgem as dúvidas sobre o seu uso, como a que temos no título: crianças podem usar o suplemento?
E não vamos nem demorar muito para te entregar uma resposta: não, crianças não devem usar a melatonina. De acordo com o jornal O Globo, especialistas não recomendam o uso para crianças e a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o produto apenas para maiores de 19 anos.
“O produto pode trazer malefícios, como sonolência durante o dia, déficit de atenção e concentração, além de ajudar na desregulação do relógio biológico, se ingerido em horários desordenados”, alerta o especialista em medicina do sono Gleison Marinho Guimarães, consultado pelo O Globo.
Um estudo publicado na revista Jama Network traz um dado do Centro de Controle de Intoxicações dos EUA que revela que a melatonina se tornou a substância acidentalmente ingerida por crianças com mais frequência em 2020. Esses acidentes levaram a mais de quatro mil internações, com duas crianças chegando a morrer por causa da substância.
Melatonina: preciso de receita?
Resposta rápida: não. A melatonina é vendida em forma de suplemento alimentar sem a necessidade de prescrição médica desde o final de 2021. Ainda assim, a recomendação é consultar um médico antes de tomar o suplemento para saber se ele é realmente necessário para você. Além de crianças, lactantes e gestantes também não devem utilizar o suplemento.




