Na semana passada, uma quadrilha especializada no golpe do Pix foi presa em Criciúma, Santa Catarina, enquanto tentava aplicar o golpe em uma loja de perfumes no Shopping Della. A Polícia Militar foi acionada e prendeu os dois suspeitos em flagrante.
Segundo reportagem de Rafael Niero, do Cidade Alerta SC, o golpe era feito da seguinte forma: os criminosos faziam um Pix falso e levavam um comprovante falso para o vendedor. Depois de pegar o item, eles revendiam o produto pela internet. Só que, depois de alguns golpes bem sucedidos, eles ficaram conhecidos pelos comerciantes locais que, ao verem eles agindo novamente, já acionaram a polícia.
Golpe do Pix: como evitar
Não existe um único golpe do Pix, mas diferentes estratégias comuns que se aproveitam da praticidade do método de pagamento. O exemplo da quadrilha utiliza um comprovante falso para enganar a vítima. Nesses casos, a recomendação para evitar o golpe é sempre verificar se o dinheiro caiu na sua conta e esperar a confirmação do banco para valores maiores.
Outro golpe comum é o do Pix errado. Nesses casos, o golpista envia um Pix para a vítima e entra em contato pedindo para devolver o valor. “O golpe ocorre porque os golpistas contam com a boa-fé da vítima para devolver o dinheiro, pedindo um valor maior do que foi inicialmente enviado, acelerando e confundindo a pessoa e fazendo com que ela devolva um valor superior”, explica o SPC Brasil. Para se proteger, sempre verifique a origem do suposto Pix errado e entre em contato com o seu banco em caso de Pix suspeito.