Recebeu um e-mail da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – recentemente? Muito cuidado! Na última terça-feira (1º), a agência emitiu um alerta sobre uma tentativa de golpe feito dessa forma.
As mensagens falsas enviadas contam com o assunto “Alerta de Débito Sanitário – Apólice” e assinatura de Irene Ramos da Silva. Na mensagem, a remetente afirma fazer parte da equipe financeira da Anvisa e afirma que a vítima está com uma taxa pendente de um débito financeiro que, caso não seja paga, pode resultar na suspensão do seu alvará.
“A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link e não realize nenhum pagamento. Denúncias podem ser enviadas por meio de um dos nossos canais oficiais de atendimento”, afirma o alerta da agência.

Já falamos sobre golpes semelhantes voltados para os MEIs, que recebem mensagens sobre supostas taxas que precisam ser pagas, sobre risco de cancelamento do CNPJ.
Evite cair em golpes de e-mails falsos
Confira algumas orientações da segurança da UFRJ – a Universidade Federal do Rio de Janeiro:
- Nunca clique em links, baixe arquivos ou abra anexos de mensagens, mesmo que pareçam ser de uma fonte conhecida e confiável – a menos que você tenha absoluta certeza de que a mensagem é autêntica;
- Sempre examine o endereço de e-mail; as organizações geralmente usam seu próprio domínio e não, digamos, um endereço do Gmail;
- Cuidado com os domínios que costumam ser ligeiramente alterados para se parecerem com os domínios de provedores de serviços legítimos.