Recentemente, em Goiânia, Goiás, uma mulher de 63 anos morreu após inalar gases tóxicos. Os gases foram resultado da mistura de água sanitária com um produto de limpeza automotiva e industrial. Segundo a família, as suspeitas são de que a própria idosa – que já sofria de problemas respiratórios – tenha feito a mistura.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, consultado pela Folha Vitória, acidentes com misturas químicas são comuns e reforça que misturar produtos pode gerar reações graves. Este ano, uma jovem de 29 anos de Itapetininga, São Paulo, precisou ser hospitalizada depois de fazer uma mistura de produtos para lavar o banheiro. Ela se recuperou e teve alta.
Pode ser muito perigoso misturar produtos de limpeza, já que as substâncias podem reagir uma com a outra, resultando em gases tóxicos, como foram os casos acima. É especialmente perigoso misturar água sanitária com outros produtos, já que a substância, por si só, já é bastante abrasiva. Inclusive, é recomendado que, se você for jogar um produto no mesmo lugar onde jogou água sanitária, passe bastante água antes para limpar.
Quais os sintomas de intoxicação por mistura produtos de limpeza?
A jovem de Itapetininga relatou ao g1 que começou a tossir muito, sentiu os olhos arderem e teve dificuldade de respirar. Mas os sintomas vão depender da substância específica que te intoxicou. Confira alguns sintomas comuns, segundo o Minha Vida:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Salivação excessiva;
- Dores abdominais;
- Ardência na boca, na garganta e no estômago;
- Lesões na pele, como queimaduras e bolhas.
Em caso de intoxicação, não tente provocar vômito. A orientação é contatar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-600, e procurar assistência médica.




