Não é novidade que a rede social X, antigo Twitter que foi comprado por Elon Musk, seja alvo de polêmicas. No entanto, um hacker divulgou recentemente que divulgou um banco de dados contendo detalhes de aproximadamente 200 milhões de usuários, deixando milhares de pessoas em todo o mundo preocupadas com esse vazamento.
Tudo começou em 2022, quando na época a rede social ainda se chamava Twitter, os programadores descobriram um programa de recompensas por bugs, que seria uma vulnerabilidade no qual permitia o acesso de invasores a dados de usuários da plataforma apenas por meio de um endereço de e-mail ou número de telefone. Em julho do mesmo ano, os especialistas descobriram que a situação estava ainda mais grave, pois alguém já havia explorado a falha antes de ser corrigida, tendo acesso a uma série de dados:
“Após revisar uma amostra dos dados disponíveis para venda, confirmamos que um agente mal-intencionado aproveitou a falha antes que ela fosse resolvida”, afirmou o Twitter na época.
Entenda melhor sobre o vazamento de dados no X
Esse assunto voltou à tona, pois o hacker afirma ter acessado esses dados e os combinado com um suposto vazamento, que ele alega ter feito em janeiro deste ano. De acordo com uma publicação, esses dados estão disponíveis em um fórum, de forma gratuita. Apesar de ser assustador, a equipe de cibersegurança do Safety Detectives, revelou que o hacker afirma ter incluído “apenas registros de usuários do X presentes em ambos os conjuntos de dados”.
Entre eles, seriam informações como nome de usuário e ID do X, nomes completos, localizações, endereços de e-mail, contagens de seguidores, dados de perfil, fusos horários, imagens de perfil, entre outros.