O Fluminense se movimenta nos bastidores para reforçar o elenco visando a disputa do Mundial de Clubes nos Estados Unidos. E um dos nomes que entrou no radar da diretoria tricolor foi o de Neymar, atualmente no Santos. A ideia, segundo revelou o presidente Mário Bittencourt, era contar com o craque apenas para o torneio, por meio de um empréstimo pontual. A negociação, porém, não avançou.
Durante participação no podcast Setor Sul, Bittencourt revelou que conversou com Renato Gaúcho, amigo pessoal de Neymar, para viabilizar o contato. “Fiz tentativas, sim, de trazer jogadores grandiosos. Estou falando do Neymar. O Renato achou ótimo e falou com ele”, relatou o dirigente. Em seguida, o próprio presidente ligou para o Santos, solicitando autorização formal para tratar do tema com o atleta e seu pai.
A proposta do Fluminense não previa a permanência de Neymar até o fim da temporada, mas sim uma participação exclusiva no Mundial de Clubes. “Seria um acordo entre Santos e Fluminense. Ele jogaria o Mundial por nós, num período em que não atuaria pelo Santos”, explicou Bittencourt, ressaltando a boa relação entre as diretorias dos dois clubes.
Apesar de considerar a proposta honrosa, Neymar recusou o convite. O camisa 10 prefere usar a pausa do calendário para recuperar sua forma física, conforme informou ao presidente do Flu em uma ligação por vídeo.
“Ele foi muito educado. Disse que seria um sonho jogar o Mundial, mas que o momento é de foco no recondicionamento. Ele quer aproveitar a parada para voltar melhor preparado”, disse Bittencourt.
Situação contratual indefinida no Santos
Com contrato válido até 30 de junho, Neymar ainda não renovou com o Santos. Desde sua volta ao clube em 2025, o jogador disputou 12 partidas, com três gols e três assistências. No último jogo, contra o Botafogo, foi expulso após dois cartões amarelos — um por falta dura e outro por colocar a mão na bola para marcar um gol.
Neymar só poderá voltar a atuar pelo Peixe caso renove o vínculo. A partir do dia 13 de junho, o Campeonato Brasileiro será paralisado devido à realização da Copa do Mundo de Clubes, abrindo uma janela importante para que o jogador se dedique à recuperação física, como deseja.