O governo federal confirmou que o pagamento do Bolsa Família será antecipado em setembro de 2025 para moradores de 516 municípios brasileiros que estão em situação de emergência ou calamidade pública. O decreto foi publicado nesta terça-feira (2) e, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a medida busca garantir acesso rápido ao benefício para famílias que enfrentam enchentes, secas ou outros eventos climáticos extremos.
No Rio Grande do Sul, todos os 497 municípios foram incluídos na lista, em razão das enchentes que atingiram o estado ao longo do ano.
Em São Paulo, 13 cidades terão pagamento unificado: Cajamar, Caieiras, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Getulina, Itaquaquecetuba, Poá, Ribeirão Pires, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Pariquera-Açu, Santa Bárbara D’Oeste e Santa Branca.
No Amazonas, as cidades de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira também terão acesso antecipado. Já em Roraima, a lista inclui Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. Em Alagoas, seis municípios foram contemplados: Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Como funcionará o pagamento
Nessas localidades, todas as famílias cadastradas estão recebendo o benefício no mesmo dia, desde agosto, sem precisar seguir a ordem tradicional de liberação pelo Número de Inscrição Social (NIS).
Para os demais beneficiários do programa, o calendário regular segue válido em setembro: os repasses ocorrerão entre 17 e 30 de setembro, conforme o último dígito do NIS. Outra novidade é a antecipação para o sábado dos depósitos que cairiam na segunda-feira, medida adotada para reduzir filas em agências da Caixa Econômica e casas lotéricas.
Possível prorrogação
De acordo com o MDS, o calendário especial poderá ser prorrogado por até dois meses, caso persista a situação de emergência nos municípios afetados.
A pasta destacou que a antecipação do Bolsa Família “assegura a sobrevivência das famílias e oferece previsibilidade financeira para que possam retomar suas atividades e reconstruir a rotina com dignidade”.