Há poucos meses, a União Europeia tinha proibido duas substâncias muito comuns para as populares unhas em gel. Nesta quarta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seguiu pelo mesmo caminho, anunciando a proibição do óxido de trimetilbenzoil difenilfosfina (TPO) e da dimetiltolilamina (DMTA). As substâncias são comuns em produtos para fazer as unhas em gel ou os esmaltes em gel e em outros produtos cosméticos.
Como explica o comunicado da Agência, a decisão “é uma medida para proteger a saúde das pessoas que utilizam esses produtos e principalmente dos profissionais que trabalham com eles.” Estudos internacionais feitos em animais confirmaram que essas substâncias representam riscos para a saúde. O DMTA – também conhecido como N,N-dimetil-p-toluidina ou DMPT – é uma substância cancerígena. Já o TPO pode causar problemas de fertilidade.
A diretora Daniela Marreco, da Anvisa, explica que os riscos são maiores para os profissionais que trabalham constantemente em contato com esses produto, mas quem quem é exposto de forma ocasional também está em risco. “Diante desse cenário, é dever do Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de risco sabidamente evitável”, afirmou Marreco.
A partir da publicação da norma hoje (29), já fica proibida a fabricação, importação e concessão de novos registros ou notificações para produtos com alguma das duas substâncias. Empresas e estabelecimentos têm um prazo de 90 dias para tirar esses produtos do mercado.
E agora? Como ficam as suas unhas em gel?
Calma: existem produtos sem essas substâncias nocivas proibidas pela Anvisa, então você pode continuar fazendo as suas unhas em gel, desde que seja com produtos devidamente regularizados.




