Talvez você já tenha percebido: o método que te ajudava a emagrecer quando você tinha seus 20 e poucos anos não é mais tão eficiente agora que você está nos seus 40 e tantos. Isso acontece porque, com o passar dos anos, o seu metabolismo muda e alterações hormonais, redução da massa muscular e mudanças em como seu corpo gasta energia explicam porque o processo de emagrecer fica mais desafiador.
“A partir dos 30 anos, começamos a perder entre 3% e 8% de massa muscular por década. Essa diminuição, conhecida como sarcopenia, reduz o gasto calórico basal, ou seja, mesmo em repouso, o corpo passa a queimar menos calorias”, explica o Dr. Felipe Gazoni ao site Minha Vida.
Nas mulheres, a redução gradual de estrogênio e progesterona favorecem o acúmulo de gordura abdominal e retenção de líquidos. Nos homens, a queda de testosterona faz eles perderem mais massa magra e aumenta a gordura visceral. Com essas mudanças no seu organismo, mesmo quem nunca teve problemas com ganho de peso pode notar que a mesma rotina de alimentação e exercícios agora rende outros resultados.
Tem segredo para emagrecer depois dos 40?
Mas desafiador não é sinônimo de impossível, só que, infelizmente, você vai sim precisar de mais esforço para perder peso. Só que não existe um método milagroso para emagrecer. A receita continua sendo a mesma: uma combinação de hábitos alimentares saudáveis e uma rotina de exercícios físicos.
Ao Minha Vida, o Dr. Felipe Gazoni explica que uma dica é priorizar proteínas magras, como peixes, ovos, frango e leguminosas, que ajudam a dar mais saciedade e a preservar massa muscular Outra dica é reduzir carboidratos simples e açúcares simples e aumentar sua ingestão de fibras e gorduras boas.




