Você provavelmente já ouviu falar que não é uma boa ideia lavar o rosto com água quente… mas você sabia que o contrário também não é indicado? De acordo com a dermatologista Andrea Combalía, autora do livro Pele Saudável em um Corpo Saudável, a água muito fria pode acabar dificultando a remoção de impurezas da sua pele.
Lavar o rosto com água muito fria pode prejudicar sua limpeza de pele
“Lavar o rosto com água bem fria desde o início pode minimizar o efeito da limpeza facial, pois é mais difícil remover os resíduos, mas água muito quente também não é indicada, porque remove os lipídios da epiderme”, explica a dermatologista ao El Tiempo.
Se água quente não é indicada e água fria também não, então você provavelmente já sacou que a melhor forma de limpar o seu rosto é com uma água morna. Desse jeito, você vai conseguir dissolver bem a oleosidade e as impurezas (o que a água fria não consegue) sem danificar a barreira protetora da pele (o que a água quente faz). A indicação de Combalía é colocar a água entre 30 e 35 graus.
“Lavar a pele de forma inadequada pode resultar em uma pele opaca, envelhecida ou desidratada”, alerta Mireia Fernández, diretora de dermocosméticos da Perricone MD, segundo o El Tiempo.
A dermatologista também falou sobre a importância de hidratar o rosto depois da limpeza para manter uma rotina eficaz de cuidados com a sua pele. Segundo Combalía, você nem precisa secar completamente o rosto antes de hidratar, já que isso pode deixar uma sensação de ressecamento.



