Desde que a Meta integrou sua inteligência artificial (Meta AI) ao WhatsApp, muitos usuários passaram a expressar preocupações com privacidade, segurança e utilidade real do recurso. Apesar de prometer facilitar o dia a dia com respostas rápidas e ajuda em tempo real, o sistema tem gerado incômodo — sobretudo por não permitir uma desativação completa em países como o Brasil.
Se você é um dos que preferem um WhatsApp mais simples, direto e seguro, saiba que é possível minimizar os impactos da IA no app e limitar o uso dos seus dados. A seguir, confira as orientações para desativar a Meta AI no WhatsApp e impedir que suas conversas sejam usadas para treinar a inteligência artificial.
Mesmo com promessas de segurança, a integração da Meta AI levanta sérias dúvidas sobre o tratamento das informações pessoais. No Brasil, não há opção nativa para remover completamente a IA, diferente da União Europeia, onde a Meta foi obrigada a pedir consentimento formal para usar dados — e teve esse uso negado.
Além disso, usuários relatam que a IA aparece automaticamente na lista de contatos e grupos, o que, para muitos, representa uma forma invasiva de promover o recurso.
Como ocultar ou arquivar a Meta AI do WhatsApp?
Embora não seja possível excluir a IA, você pode retirá-la da tela principal e evitar interações automáticas. Veja como:
1. Arquivar a conversa com a Meta AI
- Acesse o chat com a Meta AI;
- No Android, toque e segure a conversa, depois toque no ícone de arquivar (caixa com seta para baixo);
- No iPhone, arraste a conversa para a esquerda e toque em Arquivar.
2. Desativar botão de atalho (caso disponível)
- Vá em Configurações > Conversas;
- Desative a opção “Mostrar botão Meta AI” (nem sempre liberada no Brasil).
Como impedir que seus dados sejam usados para treinar a IA?
A Meta está utilizando dados de usuários brasileiros para treinar sua IA, mesmo sem consentimento explícito. Se você deseja se opor ao uso das suas informações, siga o passo a passo:
1. Acesse os formulários de oposição:
2. Preencha os campos solicitados e envie a seguinte justificativa (opcional):
“Vocês estão usando os meus dados sem o meu consentimento. Uma evidente infração à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).”