O colágeno é uma substância produzida naturalmente pelo seu organismo, mas essa produção já começa a cair por volta dos 25 anos. Por isso, muita gente corre atrás de suplementos ou procedimentos cosméticos para incentivar a produção dessa substância, mas você sabia que alguns alimentos também podem dar aquele empurrãozinho na produção de colágeno?
Lembrando que o colágeno é essencial para a saúde das articulações e de outros tecidos, além de ser fundamental para a elasticidade e firmeza da pele. É a falta de colágeno que vai deixando a pele mais flácida – e consequentemente enrugada – com o passar dos anos.
Confira alimentos que incentivam a produção de colágeno
De acordo com a Cleveland Clinic, alimentos ricos em proteínas ajudam a promover a produção de colágeno no organismo. Exemplos são:
Carne de boi
A carne bovina é rica em colágeno tipo I e tipo III, que ajudam a manter a firmeza da pele e ainda contribuem para manter a estrutura dos músculos e ossos.
Frango
Já o frango é rico em colágeno tipo II, que não vai ajudar tanto com a pele, mas que está muito associado à saúde das cartilagens e articulações, sendo muito indicado para pessoas que sofrem com desgaste articular.
Frutos do mar
O colágeno marinho, principalmente do tipo I, ajuda com a elasticidade da pele, além de reparar ossos e tendões.
Ovos
Claras de ovos são ricas em prolina, uma aminoácido importante para a formação de colágeno no seu organismo.
Produtos lácteos
Leite, queijo, iogurte e produtos do tipo ajudam a fornecer proteínas e aminoácidos que seu corpo precisa para conseguir sintetizar o colágeno.




