Você provavelmente já ouviu dizer que o mais importante não é a sua idade, mas sim o quão jovem você se sente. Um estudo recente sugere que algumas atividades criativas podem ajudar o seu cérebro a envelhecer mais devagar – uma espécie de fonte de juventude para a sua mente.
De acordo com a Superinteressante, o estudo em questão foi publicado na revista Nature Communications e analisou dados de atividades cerebral de 1.240 participantes em 13 países. Os pesquisadores usaram modelos de aprendizagem de máquina para comparar a idade cronológica e neurológica dos participantes.
Atividades criativas ajudam a rejuvenescer o cérebro
Depois, eles aplicaram esses modelos a 232 pessoas envolvidas em atividades criativas como arte, música, dança e jogos eletrônicos, explica a Super. O que o estudo descobriu foi que pessoas que praticavam suas artes com regularidade tinham sinais de envelhecimento mais lento.
Uma atividade que chamou atenção foi a dança, mais especificamente o tango. Segundo a Super, dançarinos de tango mostraram evidências de um cérebro com uma aparência em média sete anos mais jovem do que a idade biológica. De acordo com um dos autores do estudo, Agustín Ibáñez, neurocientista da Universidade Adolfo Ibáñez, no Chile, “o tango combina movimentos complexos, coordenação e planejamento”.
Outra atividade que gerou bons resultados foram sessões de jogos de StarCraft II, um jogo de videogame de estratégia que exige que o usuário resolva problemas de forma criativa.
“Uma das nossas principais conclusões é que você não precisa ser um especialista para se beneficiar da criatividade. Descobrimos que breves sessões de treinamento em videogames já bastam”, explicou em comunicado oficial o primeiro autor, Carlos Coronel, pesquisador do Latin American Brain Health Institute.