Jony Ive, muito tempo conhecido como o “ingrediente secreto” da Apple, anunciou um novo projeto ao lado do CEO da OpenAI (a criadora do ChatGPT), Sam Altman. Ive revolucionou o design de produtos icônicos da Apple, como o iPhone, o iPod e o Apple Watch em mais de duas décadas na empresa.
Ive deixou a Apple em 2019, fundou o seu coletivo de desing, a LoveFrom, e agora une forças ao CEO da OpenAI em um acordo avaliado em US$ 6,5 bilhões, de acordo com veículos como o The Wall Street Journal.
Segundo a CNN Brasil, a dupla está desenvolvendo uma startup de hardware de inteligência artificial, a io. O projeto ainda está envolto em mistério, mas a Business Insider afirma que a proposta é criar um dispositivo centrado em inteligência artificial – algo além dos computadores e celulares tradicionais. “A ideia é desenvolver uma nova interface, mais intuitiva e centrada no usuário, que represente um salto evolutivo na forma como interagimos com a tecnologia”, repercutiu a CNN.
O CEO da OpenAI já se referiu à novidade como a “peça de tecnologia mais incrível que o mundo já viu”. O ex-designer da Apple acredita que ela pode ajudar a redefinir a interação entre humanos e tecnologia.
Jony Ive teve papel essencial no renascimento da Apple
A estética elegante dos produtos da Apple provavelmente não teria existido sem a presença de Ive, que entrou na empresa lá em 1992. Quando Steve Jobs voltou à empresa, em 1997, ele reconheceu o talento de Ive. De acordo com a Forbes, a parceria dos dois “revolucionou o desing de produtos eletrônicos” e é a responsável pela Apple ter se tornado uma referência em inovação e funcionalidade.




