O Programa CNH Social 2025 é uma iniciativa governamental que visa possibilitar que pessoas de baixa renda obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita e, diante da alta procura, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), responsável pela iniciativa, revelou que houve um recorde de inscrições entre os dias 1 e 2 de abril.
De acordo com os dados revelados pelo órgão estatal, cerca de 46.496 pessoas se inscreveram, mostrando que a alta demanda reflete a popularidade do programa, que oferece a oportunidade para a população realizar o sonho de ter a primeira habilitação. Além desse benefício, o programa também possibilita a adição ou mudança de categoria aos motoristas de baixa renda.
“Apenas nas primeiras 24 horas do programa já temos um recorde de pessoas interessadas. Abrimos as inscrições ao meio-dia de ontem e, hoje, no mesmo horário, 46. 496 já haviam feito sua inscrição. Isso mostra a importância e a credibilidade do programa”, afirmou o diretor geral do Detran|ES, Gilvaldo Vieira.
Saiba mais detalhes sobre a CNH gratuita pelo Detran
Inicialmente, o projeto disponibilizou 3.500 vagas na primeira fase e as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril, exclusivamente pelo site do Detran|ES, no portal CNH Social. Para participar, é necessário ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os dados precisam ter sido atualizados até 1° de março de 2025.
A seleção dos candidatos é feita automaticamente, sem interferência humana, seguindo critérios como menor renda per capita, maior número de integrantes na família e nível de escolaridade.




