Para quem gosta de observar fenômenos espaciais, fique atento ao céu de dezembro. Uma das chuvas de meteoros mais marcantes do ano, a famosa Geminídeos, acontece este mês, com o pico marcado para a noite entre 13 e 14 de dezembro. Saiba mais sobre o evento astronômico e como observar a chuva de meteoros.
Chuva de meteoros Geminídeos
Todo ano, o nosso planeta passa perto de uma região espacial poluída por detritos deixados pela passagem do asteroide 3200 Phateon, que é o que causa a chuva de meteoros Geminídeos. Ela ganhou esse nome porque o seu ponto de origem aparente fica localizado próximo à constelação de Gêmeos. Ela é conhecida por ser a melhor chuva de meteoros para ser observada do Brasil e, como já mencionamos, o pico acontece na madrugada entre os dias 13 e 14.
Para observar a chuva de meteoros, você não precisa de cuidados especiais para a vista, como você precisaria para observar um eclipse solar, por exemplo. Basta escolher um lugar com boa visibilidade (dê preferência a locais com menos poluição noturna, como áreas rurais) e tenha paciência para observar o fenômeno. Infelizmente, você também depende do clima da noite: se estiver nublado ou chovendo, você muito provavelmente não vai conseguir ver nada da chuva.
Outro fenômeno astronômico acontece em dezembro
Este mês, também teremos uma “Super-Lua”, que é quando o nosso satélite natural fica em uma posição um pouco mais próxima da Terra justamente na fase de lua cheia, resultando em uma aparência maior e mais brilhante, mas que muitas vezes passa despercebida para o observador mais casual.




