No domingo, 2 de fevereiro, é comemorado em alguns lugares do Brasil o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá. Por causa disso, algumas regiões adotaram a data como feriado, mas não é nacional. Uma das grandes cidades que optaram por ser feriado municipal é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, permitindo que diversas pessoas façam uma procissão em homenagem à santa, com a imagem sendo levada até o porto de Pelotas.
Em muitas outras cidades litorâneas também aproveitam a data para fazer suas homenagens, sendo uma tradição pesqueira e marítima. Vale ressaltar que essas imagens mudam, dependendo do local, como por exemplo, em Pernambuco é feriado de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, enquanto em Alagoas é de Santa Maria Madalena e, por fim, na Bahia, é Dia de Nossa Senhora de Nazaré.
Outras simbologias em torno do dia 2 de fevereiro
Para os religiosos de matriz africana, dia 2 de fevereiro também é comemorado o dia de Iemanjá, sendo uma das datas mais especiais, pois é celebrado o dia da orixá das águas, considerada a mãe de todos os orixás e a rainha do mar.
Sua celebração está diretamente ligada à Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa católica que também é considerada protetora dos pescadores e marinheiros. Com o sincretismo religioso, as celebrações de ambas as divindades se misturaram, tornando o dia 2 de fevereiro uma data de grande importância para muitos brasileiros.
Por isso, diversas praias espalhadas pelo Brasil se tornam locais para homenagens, com rituais, cânticos e oferendas, reunindo praticantes de diversas religiões.