No dia de 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data histórica que será relembrada no sábado. Apesar do viés do dia ter ganhado uma entonação de celebração, no qual as mulheres são reverenciadas para ganhar flores, a data é sobre lutas e reivindicações por igualdade de direitos.
Embora a data seja internacional, o dia 8 de março não é feriado nacional, mas algumas empresas e órgãos públicos podem conceder folga ou horário especial. Inclusive, existe um projeto de lei em tramitação que visa tornar o Dia da Mulher feriado nacional, mas ainda não foi aprovado. Nas últimas movimentações, foi aprovado pela Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados, mas o projeto ainda precisa passar por outras comissões e votações antes de ser aprovado.
Mais informações sobre o Dia Internacional da Mulher
Em vários momentos da história, o mês de março foi marcado por eventos marcantes, como o que ocorreu no dia 8 de março de 1857, quando um grupo de mulheres operárias de uma fábrica têxtil em Nova York realizaram uma greve, mas foram reprimidas violentamente pela polícia. Anos depois, no dia 8 de março de 1908, novamente as trabalhadoras do comércio de agulhas da cidade fizeram uma manifestação em memória à greve de 1857, exigindo o direito ao voto feminino e o fim do trabalho infantil. Assim como a primeira, as mulheres sofreram com a ação da polícia.
No entanto, a situação foi ainda mais grave quando no dia 25 de março de 1911, um incêndio atingiu a fábrica da Triangle Shirtwaist Factory, em Nova York, matando 146 trabalhadores, sendo que 125 eram mulheres. Somente em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, reconhecendo o histórico de lutas pelos direitos das mulheres.




