Com apenas 15 meses de idade, Ben Sutter foi diagnosticado com uma doença rara chamada gastroenterite eosinofílica (GEE). Atualmente com seus 24 anos, ele viveu a maior parte da vida com uma alimentação extremamente restrita, já que apenas três alimentos eram considerados seguros para ele consumir: arroz, batata e milho.
Além desses poucos alimentos, Ben vivia basicamente de sucos de caixinha chamados Neocate Splash, que continham os nutrientes necessários para ele sobreviver. Entre os três e os 16 anos, ele tinha que usar um tubo de alimentação diário.
Isso mudou em 2021, quando o norte-americano foi aprovado para usar um medicamento chamado Duxipent. Segundo a revista PEOPLE, um mês depois de começar a usar o remédio, a endoscopia de Ben teve um resultado positivo pela primeira vez em quase 16 anos.
Agora um adulto, Ben finalmente pode experimentar várias comidas sem precisar passar por exames invasivos e constantes. Ele decidiu documentar essa “descoberta” de novos alimentos em seu perfil no TikTok, onde conta com cerca de 25 mil seguidores.
Entenda essa doença rara
A gastroenterite eosinofílica (GEE) é uma condição crônica que faz com o que o corpo ataque vários tipos de comida como se elas fossem invasores. Por causa disso, Ben tinha que passar por endoscopias constantes para buscar inflamações e aliviar possíveis obstruções intestinais.
Segundo o Rede D’or, a GEE não tem causas exatas, mas está associada a quadros alérgicos como asma, rinite e eczema. Especialistas acreditam que ela pode ser desencadeada por reações alérgicas a certos alimentos e substâncias. Distúrbios autoimunes também podem contribuir.
Os sintomas incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e, em casos mais graves, perda de peso e até obstrução intestinal.