O chef e empresário Henrique Fogaça, mais conhecido por ser um dos jurados do Masterchef da Band, aderiu à “dieta da selva”, que ajudou ele a perder 17 kg em apenas três meses! O dono do restaurante Sal, em São Paulo, contou isso em entrevista para o jornal O Globo no finalzinho de novembro. De acordo com Fogaça, a ideia veio do filho dele, João, de 16 anos.
O jurado do Masterchef conta que o filho chegou em casa um dia mais “seco” e comentou com o pai sobre a tal “dieta da selva”. “Ele me explicou, acabei me interessando e fazendo junto com ele. Minha rotina de alimentação hoje é bem diferente do que já foi no passado”, contou Fogaça.
Ele explicou que, hoje em dia, tem uma alimentação mais “limpa e objetiva”, tendo cortado praticamente todo o carboidrato para incluir mais gordura animal na alimentação. Com essas mudanças, ele conta que sentiu ter ganhado mais “energia e estabilidade” ao longo do dia. “De manhã, começo com algo simples: uma omelete ou ovo mexido feito com gordura animal, acompanhado de frutas. No almoço, vou na mesma linha: uma boa carne com uma salada caprichada com legumes, folhas frescas”, explicou o chef.
Obviamente, a mudança não vem apenas da alimentação. Fogaça também mantém uma média de exercícios físicos de três a quatro vezes por semana, com musculação e treino de força.
O que é a Dieta da Selva?
A ideia desse plano alimentar é tentar replicar, na medida do possível, uma alimentação mais rústica e mais “ancestral”. A base da dieta é consumir alimentos “in natura”, evitando os ultraprocessados para investir mais em carnes, ovos, frutas e tubérculos, consumindo o mínimo de carboidrato para forçar o seu organismo a usar a gordura corporal como fonte de energia. Por isso, a Dieta da Selva pode gerar perda de peso em curto prazo.
Mas matéria do O Globo alerta que esse plano alimentar pode apresentar perigos para a sua saúde, já que é uma dieta bastante restritiva, podendo resultar em deficiência de fibras, vitaminas e minerais. Antes de pensar em adotar a Dieta da Selva em casa, consulte-se com um profissional da saúde para saber se você pode adotar esse plano alimentar – e por quanto tempo você pode usá-lo sem prejudicar sua saúde.




