O cineasta espanhol Óliver Laxe, diretor do longa-metragem Sirât, comentou publicamente as indicações do filme brasileiro O Agente Secreto ao Oscar 2026. Sirât concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, enquanto O Agente Secreto obteve quatro indicações na principal premiação do cinema mundial.
As declarações de Laxe foram feitas durante uma participação no programa de entrevistas La Revuelta, exibido pela emissora pública espanhola TVE.
Na ocasião, o diretor abordou a composição da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pelas indicações e votações do Oscar. Segundo Laxe, há uma presença significativa de profissionais brasileiros entre os membros da Academia, o que, em sua avaliação, influenciaria o apoio a produções nacionais. Laxe disse achar que, se os brasileiros “inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”.
O cineasta afirmou que admira os brasileiros, mas avaliou que eles tendem a votar de forma fortemente alinhada aos interesses do próprio país, sugerindo que qualquer obra inscrita pelo Brasil teria grande respaldo interno.
Brasileiros na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida pela sigla AMPAS, reúne aproximadamente 10 mil integrantes de diferentes áreas da indústria audiovisual.
Entre os membros brasileiros, que somam apenas 0,6% dos votantes, estão nomes de destaque do cinema nacional e internacional, como Fernanda Montenegro, Maeve Jinkings, Carlos Saldanha, Petra Costa, Alice Braga, Sônia Braga, Rodrigo Santoro, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e Selton Mello.
Oscar 2026
O Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia marcará a 98ª edição do prêmio e, assim como no ano anterior, terá apresentação do comediante norte-americano Conan O’Brien.
O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, igualando o recorde de Cidade de Deus, que obteve o mesmo número de indicações em 2004. A produção concorre nas categorias de Melhor Seleção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.
Além das indicações relacionadas a O Agente Secreto, o Brasil também está representado na categoria de Melhor Fotografia. O diretor de fotografia Adolpho Veloso figura entre os nomes apontados como favoritos pelo trabalho realizado no longa Sonhos de Trem, ampliando a presença brasileira na edição de 2026 da premiação.



