Casos de infecção pela Doença de Chagas colocaram autoridades dos Estados Unidos em estado de alerta. De acordo com uma matéria do portal Terra, foram registrados casos da doença em pelo menos oito estados norte-americanos. Em setembro, pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) publicaram na Emeging Infectious Diseases que a doença pode ser considerada endêmica no país.
Segundo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o termo doença endêmica “é utilizado para definir qualquer doença localizada ou com uma grande incidência em um espaço limitado”.
Com essa classificação do CDC, a doença será monitorada e pesquisada mais de perto, já que ela ainda é relativamente desconhecida nos Estados Unidos.
Em 2006, a Doença de Chagas chegou a ser erradicada no Brasil, mas não demorou muito para novos casos surgirem. Atualmente, a esmagadora maioria dos casos no país estão concentrados na região Norte.
Como a Doença de Chagas é transmitida?
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, pode ser transmitida das seguintes maneiras:
- Vetorial: contato com fezes de triatomíneos* infectados após o repasto/alimentação sanguínea;
- Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas;
- Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto;
- Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios;
- Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.
Quais os sintomas da Doença de Chagas?
Fase aguda
- febre prolongada (mais de 7 dias);
- dor de cabeça;
- fraqueza intensa;
- inchaço no rosto e pernas;
- No caso de picada do barbeiro, pode aparecer uma lesão semelhante a um furúnculo no local.
Fase crônica
- problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
- problemas digestivos, como megacólon e megaesôfago.