O governo britânico confirmou, no novo Orçamento, que a partir de abril de 2028 motoristas de carros elétricos e híbridos plug-in passarão a pagar uma taxa por distância percorrida — um marco que encerra anos de benefícios fiscais destinados a estimular a transição verde. A cobrança será feita por milha rodada (1 milha ≈ 1,6 km).
Segundo o plano apresentado, os veículos totalmente elétricos, como o BYD Dolphin Surf, pagarão 3 pence por milha (R$ 0,19) — o equivalente a 3 pence por 1,6 km. Já os híbridos plug-in pagarão metade: 1,5 pence (R$ 0,10) por milha.
Em média, um motorista que percorra 13.700 km por ano (cerca de 8.500 milhas) terá uma cobrança anual aproximada de £255 (R$ 1.680).
Mesmo assim, o valor corresponde a cerca de 50% menos do que motoristas de carros a combustão pagam hoje em impostos sobre combustíveis.
A expectativa do Escritório de Responsabilidade Orçamentária do Reino Unido é arrecadar £1,1 bilhão (R$ 7,2 bilhões)já no primeiro ano da medida — número que pode quase dobrar até 2030, dependendo do ritmo de adoção de veículos elétricos.
Risco de frear a transição ecológica
Especialistas alertam que a nova taxa pode desestimular potenciais compradores de veículos elétricos, afetando diretamente as metas de descarbonização. O governo, porém, afirma que todos os veículos — elétricos ou a combustão — contribuem para desgaste das vias e congestionamento, e que a cobrança é necessária diante da queda prevista na arrecadação de impostos sobre combustíveis.
Apesar disso, a taxa para elétricos será aproximadamente metade da vigente para gasolina e diesel, para evitar que a mudança desencoraje totalmente novos compradores.
Como será controlada a quilometragem dos carros elétricos ?
O governo britânico ainda não divulgou como fará o controle da distância percorrida:
- GPS?
- Registros de revisão?
- Leitura anual obrigatória da quilometragem?
A definição desse mecanismo será decisiva para garantir transparência e evitar fraudes.




