Você é aquela pessoa que vive com uma dor no ombro, no cotovelo, no joelho ou até em todas as articulações de uma vez? Vários fatores podem causar essas dores e elas não precisam ser um fantasma constante na sua vida. Um nutriente essencial para combater essas dores e melhorar a saúde dos ossos é a vitamina D.
Como você provavelmente já ouviu falar, a vitamina D é essencial para ajudar o seu corpo a absorver o cálcio, mineral muito importante para manter a densidade óssea. Mas essa não é a única função do nutriente. Como explica o site Minha Vida, ela também tem um papel vital em proteger o sistema musculoesquelético e em controlar a inflamação no seu organismo.
Pesquisas publicadas no PubMed apontam que pacientes com problemas nas articulações, como artrite e dor crônica, normalmente têm níveis de vitamina D muito abaixo de quem não tem essas condições. A falta do nutriente vem acompanhada de um aumento de citocinas inflamatórias, moléculas que causam e mantêm processos inflamatórios no organismo e que podem causar aquelas dores chatinhas.
Como garantir a sua vitamina D
Você provavelmente já ouviu falar: a vitamina D é a vitamina do sol. A principal forma de absorver esse nutriente é simplesmente tomando um solzinho. Segundo o Tua Saúde, peles mais claras precisam de pelo menos 15 minutos por dia de exposição ao sol para produzirem a vitamina. Para peles mais escuras, esse tempo pode ser de 30 minutos a uma hora por dia.
Está difícil tirar um tempo do dia para tomar um sol? Você também pode apostar em alimentos ricos no nutriente na sua alimentação diária. De acordo com o blog do Hospital Oswaldo Cruz, exemplos são:
- Óleo de fígado de peixe;
- Peixes como sardinha, atum e salmão;
- Bife de fígado;
- Gema de ovos;
- Cogumelos;
- Leite;
- Iogurtes;
- Cereal.